Consumo regular de iogurte reduz risco de diabetes - Diabetes, Vida e Comunidade

Consumo regular de iogurte reduz risco de diabetes

25/11/2014 - Boas Notícias


Um consumo elevado e regular de iogurte pode ajudar a reduzir o risco de diabetes tipo 2. A conclusão é de um novo estudo norte-americano, que destaca a importância de incluir, no âmbito de uma dieta saudável, aquele produto lácteo.
 
Investigadores da Harvard School of Public Health, nos EUA, analisaram os resultados de três censos que acompanharam o historial médico e o estilo de vida de 51.529 dentistas, farmacêuticos, veterinários, entre outros profissionais de saúde do sexo masculino, e de 238.371 enfermeiras.
 
No início de cada censo, os participantes completaram um questionário para recolha de informações acerca da rotina e da ocorrência de doenças crónicas, tendo sido excluídos todos os que apresentassem diabetes, doenças cardiovasculares ou cancro no momento do arranque dos estudos.
 
Os autores da investigação analisaram, depois, com base nos dados obtidos, e nos indivíduos saudáveis, a associação entre os produtos lácteos e o aparecimento da diabetes tipo 2, constatando que o consumo de uma porção de 28 gramas de iogurte por dia estava associada a uma redução de 18% no risco de desenvolver a doença.
 
Segundo um comunicado da Harvard School of Public Health, o consumo total de produtos lácteos não apresentava qualquer associação à probabilidade de vir a sofrer de diabetes tipo 2, mas a avaliação do consumo individual de alimentos como o leite, o queijo ou o iogurte mostrou resultados diferentes.
 
Com efeito, quando as conclusões foram ajustadas aos fatores de risco de doenças crónicas como a idade, o índice de massa corporal e a dieta, o elevado consumo de iogurte apareceu associado a uma proteção contra a diabetes, revela a equipa.

Benefícios associados ao cálcio, ao magnésio e aos probióticos
 
"Descobrimos que um elevado consumo de iogurte está associado a uma redução do risco de diabetes tipo 2, o que não acontece com outros produtos lácteos", explica Frank Hu, um dos autores do estudo publicado na revista científica BMC Medicine.
 
"Os achados consistentes que fizemos em relação ao iogurte sugerem que este alimento pode ser incorporado num regime dietético saudável", acrescenta o investigador.
 
Estudos anteriores tinham já indiciado que o cálcio, o magnésio e alguns ácidos gordos específicos presentes nos derivados do leite têm potencial para reduzir o risco de desenvolver esta doença e que as bactérias probióticas encontradas nos iogurtes podem, também, ser benéficas.
 
Para confirmar os resultados obtidos e apurar se a ligação entre a ausência de diabetes tipo 2 e consumo de iogurte é, de facto, causal, os investigadores vão agora proceder à realização de ensaios clínicos aleatórios.

 

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.