Inmetro reprova 15 marcas de glicosímetros testados - Diabetes, Vida e Comunidade

Inmetro reprova 15 marcas de glicosímetros testados

16/11/2014 - G1


Sexta-feira (14) foi o Dia Mundial do Diabetes, doença que afeta mais de 12 milhões de brasileiros. Muitos diabéticos usam o glicosímetro, um aparelhinho que serve para medir a taxa de açúcar no sangue e pode ser vital em uma emergência.

O Inmetro e a Anvisa resolveram testar os kits de glicosímetros que estão no mercado. Atenção, consumidor, porque o resultado foi bem preocupante.

A taxa de açúcar no sangue, chamada de glicemia, é considerada normal até 99 miligramas por decilitro de sangue. Se esse nível estiver mais alto ou muito mais baixo do que esse patamar, pode ser sinal de problemas de saúde, como o diabetes, por exemplo.

Parte dos diabéticos precisa tomar insulina para controlar a glicemia e usa os glicosímetros regularmente.

“O Inmetro e Anvisa receberam por meio das nossas ouvidorias muitas consultas sobre glicosímetros. E aí nós resolvemos verificar a melhor forma de como tratar essas questões que foram apresentadas para as duas instituições”, explica André Luís dos Santos, chefe de Orientação e Incentivo à Qualidade do Inmetro.

Por isso, o teste da vez é justamente com os kits de glicosímetros.

Foram analisadas 15 marcas: Accu check active; Accu check performa; Biocheck gold; Breeze 2; Contour TS; Fácil trueread; Freestyle lite; G tech free; Injex sens 2; On call plus; One touch select simple; One touch ultra; One touch ultra mini; Optimum xceed; e Testline.
Os testes, realizados pela Universidade Federal de Viçosa, contaram com 75 voluntários escolhidos pelo Inmetro, e avaliaram dois quesitos: manuais de instrução e os acessórios dos glicosímetros.

Os manuais têm que trazer informações claras e de fácil entendimento. Além do prazo de validade das tiras, instruções sobre como calibrar o aparelho corretamente, e a maneira certa de descartar o produto.
Uma marca foi considerada insatisfatória por trazer informações confusas ou incompletas nos manuais de instrução: a Biocheck gold.

A segunda parte do teste avaliou os acessórios que compõem o glicosímetro. Facilidade para abrir a embalagem, para usar as peças e para ler o resultado. Tudo isso foi avaliado.

Nove marcas tiveram desempenho insatisfatório: Accu chek performa; Biocheck gold; Breeze 2; Contour TS; Freestyle lite; G tech free; Injex sens II; On call plus; e One touch select simple.
Resultado final: todas as 15 marcas tiveram resultados considerados regulares ou insatisfatórios.

“Você imagina que esse glicosímetro é algo que vai decidir a dose de insulina que ele vai tomar no seu dia a dia. Então, se ele toma uma dose errada de insulina, ele pode ter uma hipoglicemia, essa hipoglicemia ser severa e até risco de morte”, alerta a endocrinologista Denise Reis Franco.

Veja as respostas dos fabricantes:
G tech free, Testline; Breeze 2, Contour TS, Injex sens II, One touch select simple, One touch ultra mini, On call plus, Optimum xceed e Freestyle lite disseram que vão melhorar o manual e acessórios.

O fabricante das marcas Accu check active e Accu check performa disse que já segue normas internacionais, mas que a partir de agora vai atender também aos novos requisitos da Anvisa.
Já o fabricante de Biocheck gold disse que não comercializa mais o produto.

“Cada empresa tem que apresentar até janeiro de 2015 um plano de ação para corrigir os problemas apresentados”, afirma o gerente de Tecnologia de Produtos para a Saúde da Anvisa, Joselito Pedrosa.

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.