Obesidade é a principal causa - Diabetes, Vida e Comunidade

Obesidade é a principal causa

16/11/2014 - Jornal de Limeira


O excesso de peso é a principal causa do tipo 2 da diabetes - doença que causa a elevação da glicose no sangue (hiperglicemia), uma vez que o organismo tenha resistência à insulina ou não a produza.
 
Anteontem, foi celebrado o Dia Mundial de Combate à Diabetes. No Brasil, estima-se que 14 milhões de pessoas tenham o problema. Limeira não tem dados precisos, mas há pelo menos 5,4 mil pacientes cadastrados em um programa relacionado ao SUS (Sistema Único de Saúde) específico de tratamento da doença.

Quando o indivíduo se alimenta, a digestão transforma os alimentos em açúcar (glicose), que é levada ao sangue para ser usada como energia. A utilização da glicose precisa de insulina - uma substância produzida no pâncreas. A falta ou resistência leva ao quadro de diabetes.

Segundo o endocrinologista e metabologista Jair Tadeu Gonçalves de Oliveira, existem dois tipos de diabetes comumente diagnosticados: o tipo 1 e o tipo 2.

O primeiro acontece geralmente em crianças e jovens. É uma doença autoimune, em que o pâncreas deixa de produzir a insulina. Em geral, o paciente tem muita sede e urina em excesso. Se não tratada, a criança pode entrar em coma e ter risco de morte.

O tipo 2 é o mais comum e acomete, na maioria das vezes, adultos. O excesso de peso é o principal fator que leva a pessoa a desenvolver a doença, que não tem cura, apenas tratamento. Oliveira recomenda que exames periódicos sejam realizados, a fim de controlar a possível ocorrência da diabetes. "Pessoas que estejam com os níveis de triglicérides altos, colesterol bom baixo, pressão arterial acima de 13 e obesidade, principalmente abdominal, podem desenvolver a diabetes", explica o médico.

A doença do tipo 2 é bastante sutil, não apresentando sintomas, podendo, portanto, avançar sem ser percebida. Este tipo acontece em 90% dos casos. Assim, o médico recomenda exames periódicos e cuidados com a saúde e bem-estar. Para aqueles que já apresentam a doença, é preciso manter os cuidados médicos, com a ingestão de medicamentos prescritos, para evitar complicações. Entre elas estão amputações de membros inferiores ou parte deles, retinopatia diabética, que leva à cegueira, insuficiência renal e necessidade de hemodiálise, além de doenças coronárias e vasculares, causando infartos e acidentes vasculares.

OBESIDADE
Além de questões genéticas, o excesso de peso e a falta de hábitos saudáveis estão diretamente assoaciados ao desenvolvimento da diabetes tipo 2. Endocrinologista e metabologista, Jair Tadeu Gonçalves de Oliveira é autor dos livros "Viva o Magro!", "Cozinha para Emagrecer" e "Alimentação Funcional - prolongando a vida com saúde", que tratam da perda de peso e vida saudável, formas de prevenção à diabetes.

Segundo o médico, é preciso ter hábitos saudáveis como estilo de vida para prevenir e controlar a doença. Também é ideal ter uma dieta saudável, reduzir o consumo de calorias - se for necessário emagrecer - e controlar o consumo de carboidratos e açúcares, ou seja, massas e doces. "A atividade física regular deve ser um hábito. Assim, é bom escolher algo que se gosta de fazer. O consumo de gordura animal - como carnes gordas e manteigas - deve ser reduzido", afirma.

O fator genético também pesa. Pacientes com histórico familiar de diabetes devem ficar atentos e passar por exames periódicos, ainda que não se encaixem no perfil comum à doença - de sobrepeso e maus hábitos.
De acordo com Oliveira, com o aumento na ocorrência de obesidade infantil, cada dia mais crescem os casos de diabetes tipo 2 em crianças. Assim, é necessária uma mudança de hábito em toda a família - pais, irmãos e, especialmente, avós, que costumam "agradar mais" os pequenos com guloseimas. A troca de brincadeiras por eletrônicos - como videogames, TV e internet - também favorece a obesidade e deve ser evitado, lembra o médico.

 

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.