Diabéticos reclamam da falta de fitas para medir glicemia em Mogi Guaçu - Diabetes, Vida e Comunidade

Diabéticos reclamam da falta de fitas para medir glicemia em Mogi Guaçu

04/12/2014 - G1


As fitas necessárias para medição da glicemia, utilizadas por diabéticos e hipoglicêmicos, estão em falta nos postos e unidades médicas de Mogi Guaçu (SP). O material precisa ser usado, em alguns casos, até cinco vezes ao dia. Alguns locais estão há um mês sem o material, enquanto que outros só disponibilizam para uso na própria unidade. De acordo com a Prefeitura, um novo lote seria distribuído ainda nesta quinta-feira (4).

No pronto-socorro Santa Terezinha, do Jardim São Pedro, a falta já completou um mês, segundo funcionários do local. Já o PS Zona Sul, localizado no Jardim Itamaraty, está sem fitas para medição há duas semanas. A reportagem da EPTV foi a Unidade Básica de Saúde do Ypê Pinheiro e uma funcionária informou que libera o material apenas para ser utilizado no local.

'Não sei o que fazer'
O chefe de cozinha Márcio Lima utilizou a última fita na manhã desta quinta-feira (4) e, quando foi buscar mais, foi informado de que não havia disponibilidade. "[Um funcionário] respondeu para mim que não tinha. Agora não sei o que fazer daqui para frente", disse ele, que tem de medir a glicemia até cinco vezes por dia.
O marido da aposentada Leonilda Serra é diabético e também depende do tratamento. Ela explicou que, sem conseguir mais fita, irá economizar. "Vou controlar o pouco que tenho em casa para ver se aparece mais aqui [no posto]", explicou.

Doença pode agravar
O médico endocrinologista João Paulo Iazigi explica que cada fita serve para apenas uma medição de glicemia e que a falta de controle pode acarretar em complicações sérias. "Problemas na vista, na circulação, nos rins e no coração", explicou.
"[A medição] é muito importante para tomar a dose adequada e ter qualidade de vida", explicou o endocrinologista. A assessoria de imprensa da Prefeitura de Mogi Guaçu informou que o problema foi causado pela empresa terceirizada que distribui o material.
A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.