Produtos da estação: mais qualidade nas refeições - Diabetes, Vida e Comunidade

Produtos da estação: mais qualidade nas refeições

08/01/2015 - Planeta Sercomtel


Veja aqui alguns legumes, verduras e frutas produzidos na estação, aprenda como escolher os mais fresquinhos e a melhor maneira de conservá-los em casa. Seguindo essas dicas você oferece à sua família alimentos com alto valor nutritivo e muito mais sabor!

Abacate

Como escolher: dê preferência à fruta pesada e ligeiramente firme. Para saber se está maduro, pressione delicadamente a casca: a fruta deve estar firme, porém macia. O abacate de casca verde-claro e sem manchas é o melhor. Entretanto, a fruta pode apresentar algumas manchas de cor marrom na casca, sem que isso indique má qualidade - o defeito é apenas superficial.

Como armazenar: mantenha em local fresco e arejado. Se ainda não estiver maduro, deixe-o fora da geladeira, embrulhado em jornal, para que amadureça. Nunca empilhe os abacates, pois eles amassam com facilidade. Depois de cortado, a polpa, em contato com o ar, escurece. Para evitar o problema, regue com suco de limão. E se for usar apenas metade do abacate, mantenha o caroço na outra parte, evitando a deterioração.

Manga

Como escolher: a manga madura exala um perfume marcante. Além disso, a fruta deve estar firme, porém macia. Prefira a fruta com casca lisa, sem sinais de batidas, rachaduras ou manchas escuras.

Como armazenar: guarde-a em local fresco e ventilado, e evite que sofra impacto, pois a manga amassa com facilidade. Se não estiver totalmente madura, envolva-a em jornal para acelerar o amadurecimento e protegê-la de batidas. A manga madura conserva-se por até dois dias em temperatura ambiente, e cerca de cinco dias em geladeira.

Maracujá

Como escolher: prefira o maracujá pesado, pois o leve tem pouca polpa. No maracujá azedo, a casca enrugada significa que já está maduro. Já o maracujá doce deve ter a casca lisa e brilhante.

Como armazenar: se ainda não estiver maduro, guarde-o em local arejado e seco. Mas quando maduro, pode ser conservado na geladeira por duas a três semanas. A polpa do maracujá pode ser congelada e guardada por cerca de seis meses.

Berinjela

Como escolher: prefira a berinjela de casca fina, lisa e brilhante, de formato comprido e não muito grande. Geralmente as grandes contêm mais sementes e fibras. As folhas na extremidade da berinjela devem estar bem verdes e grudadas à casca.

Como armazenar: guarde-a na geladeira, dentro de embalagem plástica, por no máximo duas semanas. Conserve as berinjelas inteiras e com o “cabo” até o momento do consumo. Isso porque, depois de cortada, começa o processo de oxidação, que reduz o valor nutricional e escurece a polpa.

Pimentão

Como escolher: prefira os que têm cor viva e pele lisa. Escolha os pimentões com talo verde, pesados e firmes - ao pressionar a superfície com o dedo, não deve ceder.

Como armazenar: conserve o pimentão na geladeira por até uma semana, guardado em sacos plásticos furados, nas prateleiras inferiores.

Texto: Londrix Comunicação (com informações do site da Sadia)

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