Especialistas alertam para o risco da hipoglicemia na 3ª idade - Diabetes, Vida e Comunidade

Especialistas alertam para o risco da hipoglicemia na 3ª idade

10/01/2015 - DiarioWeb


Segundo dados do Ministério da Saúde, idosos acima dos 65 anos são os que mais sofrem com diabetes - 21,6% das pessoas nessa faixa etária são portadores da doença. O diabetes tipo 2 é o mais comum. A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) orienta idosos e seus familiares sobre cuidados necessários para evitar episódios de hipoglicemia, uma complicação que consiste na baixa da taxa de açúcar no sangue e acomete predominantemente diabéticos e aqueles que estão em tratamento com medicamentos.

De acordo com o presidente da SBGG, o geriatra João Bastos Freire Neto, nas pessoas idosas as funções dos rins e outros órgãos podem apresentar comprometimento e, assim, alterar o metabolismo dos medicamentos e da insulina no organismo, o que pode contribuir para um risco aumentado de hipoglicemia. Para a geriatra Liha Bogaz, pessoas não diabéticas podem ter hipoglicemia por doenças hepáticas, cardíacas, renais, ingestão desproporcional de bebidas alcoólicas, jejum prolongado, secreção anormal de insulina, etc.

"A hipoglicemia acomete predominantemente os pacientes diabéticos, principalmente aqueles que estão em tratamento com medicamentos (orais ou insulina). É muito comum o paciente idoso ter uma alimentação inadequada, principalmente se o mesmo mora sozinho e não tem supervisão/orientação. É comum também passarem um período longo entre as refeições sem comer, aumentando o risco da hipoglicemia. As consequências nos idosos, principalmente em estágios avançados de hipoglicemia, podem ser muito graves", alerta.
Atento aos sintomas

Sudorese, tremores, agitação, sensação de fome e de fraqueza são alguns dos sintomas leves que caracterizam o quadro de hipoglicemia. Já a confusão mental, turvação da vista, convulsão e até mesmo os desmaios são reflexos de um quadro acentuado de uma condição hipoglicêmica. Manter a ingestão de alimentos de três em três horas é uma atitude simples que ajuda a garantir a glicemia equilibrada no organismo. "É ideal buscar um meio de aferição da glicemia já ao primeiro sinal de uma baixa.

Como primeiro socorro no caso de hipoglicemia, é ideal que se tenha sempre à mão uma fonte de açúcar que possa ser consumida rapidamente. Balas, mel, uma colher de café de açúcar. Essas são algumas medidas simples que podem ser adotadas para fazer subir a taxa de glicemia", relata o presidente da SBGG. Para Simão Augusto Lottenberg, endocrinologista e metabologista do Hospital Israelita Albert Einstein, inicialmente os pacientes apresentam taquicardia, sudorese intensa e agitação. "Posteriormente, podem apresentar convulsão e coma.

Pacientes idosos, diabéticos de longa data, podem ainda apresentar hipoglicemia assintomática, que é extremamente grave, uma vez que a hipoglicemia prolongada pode levar a sequelas irreversíveis ou até à morte. Em caso de dúvida, na falta de possibilidade de medir a glicemia no momento, indivíduos diabéticos em tratamento que apresentarem qualquer sintoma diferente do habitual devem ser tratados com glicose. O mesmo procedimento deve ser adotado em qualquer tipo de coma", diz.

Para controlar é preciso identificar
O não controle do diabetes pode causar cegueira, amputação de membros, insuficiência renal, derrame cerebral, disfunção erétil, úlcera nos pés, depressão, entre outros problemas. E aumentam-se os riscos de incontinência urinária, quedas e demências. "O importante para a pessoa diabética é saber identificar os sintomas do início da queda do açúcar no sangue e ser treinado para fazer o controle e corrigir, evitando situações de maior gravidade causadas pela hipoglicemia.

O controle da glicemia capilar deve ser realizado conforme orientação médica e treino do paciente e/ou cuidador", explica Liha Bogaz. Para a especialista, além desse controle, que pode ser realizado em casa, o paciente deve ser acompanhado pelo médico, de rotina, para fazer os exames rotineiros de controle da doença, ajustes ou trocas de medicações (se necessário), orientações de dieta e demais cuidados.

"Para manter a doença sempre bem controlada, evitando consequências desagradáveis", reforça. De acordo com especialistas, a melhor maneira de prevenir a baixa de açúcar no sangue é verificar os níveis de açúcar com frequência - conforme indicação médica - e conhecer os sintomas da glicemia no sangue para que esteja apto e pronto para tratá-lo no estágio inicial.


Desconhecimento Hipoglicêmico
Algumas pessoas não apresentam sintomas durante as primeiras fases de baixa de açúcar no sangue. Nestes casos, aumenta-se a chance de os sintomas aparecerem apenas em estágio grave. Os médicos chamam este quadro de “desconhecimento hipoglicêmico”, comum em pessoas com o seguinte perfil:


:: Diabetes tipo 1 há mais de 5 a 10 anos
:: Uso de insulina para manter nível de açúcar no sangue sob controle
:: Ingestão de uma grande quantidade de álcool
:: Uso de medicamentos para a pressão alta ou diabetes

Fonte: Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia


Saiba Mais
Circunstâncias que levam pessoas com diabetes a apresentar hipoglicemia:


:: Tomar muito remédio, incluindo insulina ou certos comprimidos para diabetes
:: Alimentação inadequada
:: Realizar atividades físicas sem comer algo (lanche) ou reduzir a dose de insulina (injetável ou oral)
:: Manter longo período de ingestão de alimentos entre as refeições
:: Consumir bebida alcoólica em excesso

Fonte: Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG)


Sintomas
Em casos avançados da hipoglicemia a pessoa apresenta:

:: Dificuldade para andar ou sensação de fraqueza
:: Visão turva
:: Confusão mental ou agir de forma diferente do habitual
:: Convulsão

 

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.