Impacto da privação de sono na adolescência - Diabetes, Vida e Comunidade

Impacto da privação de sono na adolescência

14/01/2015 - A Tribuna


Estima-se que metade dos adolescentes norte-americanos dormem menos do que o recomendado (8 horas/noite) regularmente durante a semana e que nas noites que antecedem um dia escolar os jovens dormem até 3 horas a menos do que no final de semana ou nas férias. Padrões semelhantes de privação de sono na adolescência são descritos em diversos países do mundo, acompanhados de sinais como sonolência diurna, dificuldade de acordar e fadiga.

Além disso, estudos recentes relacionam o número insuficiente de horas de sono com distúrbios psicológicos e doenças metabólicas.

Existem fatores biológicos relacionados à puberdade que promovem alterações no ciclo circadiano, favorecendo o hábito de ir para a cama cada vez mais tarde. Vencer este processo tem sido cada vez mais difícil, principalmente pelo intenso engajamento dos jovens nas redes sociais e da exposição a outros equipamentos com tela, como televisão e videogame. Pesquisas apontam que adolescentes que possuem televisão no quarto dormem menos, acordam mais tarde nos finais de semana e apresentam maior sonolência durante o dia.

A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE 2012) revelou que, em um dia de semana comum, 78% dos estudantes brasileiros do 9º ano do ensino fundamental assistem televisão durante duas ou mais horas. Outro aspecto levantado na pesquisa foi que 10% dos estudantes declararam ter perdido o sono devido a preocupações, na maioria das vezes ou sempre, nos últimos 12 meses. Isto pode ser um fator agravante, uma vez que a privação de sono pode afetar o humor e a habilidade do adolescente de lidar com emoções negativas.

Quanto à relação entre privação de sono na adolescência e o desenvolvimento de obesidade e síndrome metabólica, estudos recentes agregam evidências indicando a existência de associação significativa. Skidmoreet al. (2013) avaliaram 685 adolescentes na Nova Zelândia e encontraram que entre os meninos o aumento de uma hora na duração do sono foi relacionado com diminuição na circunferência da cintura e no grau de adiposidade.

Em um trabalho conduzido na Dinamarca com 21 adolescentes saudáveis, os autores demonstraram que a privação aguda de sono (três noites consecutivas de 4 horas de sono) foi capaz de diminuir a sensibilidade à insulina, sem afetar outros indicadores de estresse endócrino, como a produção de cortisol. Supõe-se que o aumento do risco de obesidade e de resistência à insulina envolve a alteração do perfil metabólico (insulina, leptina, grelina) associado com a privação de sono, resultando em alteração na homeostase da glicose, aumento da atividade do sistema nervoso simpático, aumento da fome e diminuição da saciedade.

Trabalhos atuais indicam ainda que a restrição do sono pode influenciar as escolhas alimentares, somando-se às alterações metabólicas que contribuem para o ganho de peso. Krugeret al. (2014) analisaram dados de mais de 13.000 adolescentes participantes de um estudo longitudinal nos Estados Unidos e encontraram que os jovens com menor duração do sono (< 7 horas) apresentavam chance significativamente menor de consumir frutas e hortaliças e chance significativamente maior de consumirem fastfood em comparação aos adolescentes que dormiam oito ou mais horas por noite.

Os achados apontam a necessidade de maior atenção para a questão da privação de sono na adolescência. Pesquisas futuras deverão explorar os mecanismos envolvidos na relação entre sono e risco cardiometabólico, assim como avaliar a eficácia de intervenções direcionadas para a melhora da duração e da qualidade do sono nesta população.

 

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.