Alimentação balanceada e atividades físicas ajudam a prevenir diabetes - Diabetes, Vida e Comunidade

Alimentação balanceada e atividades físicas ajudam a prevenir diabetes

27/06/2015 - Tribuna Hoje


A diabetes pode causar graves problemas de saúde, como a perda da visão, de membros e até levar a óbito. A adoção de um estilo de vida saudável é essencial para evitar o aparecimento da doença, como alertam especialistas.

“É importante observar os fatores de risco que podem levar ao surgimento da diabetes, como excesso de peso, casos da doença na família, consumo excessivo de álcool e alimentação errada com ingestão exagerada de gordura e açúcar”, explicou a nutricionista da Secretaria de Estado da Saúde, Sybele Araújo.

A nutricionista ressaltou que a prática de exercícios físicos também é importante para a saúde e bem estar de todos. Sybele Araújo recomendou a prática de atividades físicas moderadas, como caminhadas, e alertou que “atividades mais fortes devem ser acompanhadas por profissionais de educação física”.

A especialista orientou que o consumo de frutas, vegetais e alimentos integrais ajudam a manter o bom funcionamento do organismo e lembrou que pessoas não diagnosticadas com o diabetes devem consumir todos os tipos de alimento também de forma moderada.

“O importante é que todos adotem um estilo de vida mais saudável e consultem um profissional médico regularmente para a realização de exames preventivos”, destacou.

De acordo com dados do DataSUS em 2014, foram cadastrados pela unidades que atuam na atenção básica em Alagoas 677.530 pessoas com diabetes. De janeiro a março de 2015, já foram contabilizados 164.092 casos.

“Como a cobertura da atenção básica, realizada pela gestão municipal na capital está abaixo do recomendado, esses números são, na realidade, ainda maiores”, destacou a gerente do Núcleo de Atenção à Saúde de Grupos Específicos, Pamela Mascarenhas.

A gerente ressaltou, ainda, que este ano foram registradas 402 internações no Hospital Geral do Estado (HGE) referentes à doença no estado. “Em Alagoas, a unidade de referência para o cuidado destinado a complicações da diabetes é o Hospital Geral do Estado”, afirmou.

O cuidado com a saúde independe da idade, como atesta a auxiliar administrativa Francine Melo, de 23 anos, que cuida da alimentação e realiza exames regulares para se prevenir de problemas de saúde.

“Consumo muitas frutas e verduras e sempre pratico atividades físicas. Cuido da minha saúde, pois sei que a prevenção é o melhor caminho para uma vida saudável”, declarou Francine.

Já as funcionárias públicas Francisca dos Santos, de 64 anos, e Maria José da Conceição, de 68, comprovam a importância do cuidado com a saúde na terceira idade. “Realizo exames preventivos regularmente e sempre pratico atividades físicas, como caminhadas. Minhas taxas de glicemia estão dentro da normalidade e estou com uma boa saúde”, disse a idosa Francisca.

Maria José ressaltou que, além da boa alimentação e da prática de atividades físicas, também é importante a realização de atividades prazerosas para diminuir o estresse. “O bem estar mental é essencial para a qualidade de vida de todos”, observou.

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.