História Hoje: Entenda como foram as primeiras descobertas sobre o diabetes - Diabetes, Vida e Comunidade

História Hoje: Entenda como foram as primeiras descobertas sobre o diabetes

27/07/2015 - EBC RADIOAGÊNCIA NACIONAL


Há 94 anos, era anunciado o isolamento da insulina, hormônio fabricado pelo pâncreas, que permitiu o controle do diabetes.

Os experimentos com cães que permitiram o isolamento da insulina foram conduzidos pelo médico canadense Frederick Grant e seu assistente, o americano Charles Best.

Os pesquisadores realizaram uma cirurgia que fechou o canal que transporta para o duodeno os hormônios e enzimas produzidos no pâncreas.

Semanas depois, observaram que as células pancreáticas haviam sumido, permanecendo no órgão apenas as células que produzem a insulina e o glucagon, substâncias que agem como reguladores do metabolismo do açúcar.

Com essa descoberta, pela primeira vez na história ficou demonstrada a relação da secreção interna pancreática e o diabetes melitus.

No início de 1922, o extrato da insulina foi purificado pelo bioquímico canadense James Collip, permitindo-se assim a aplicação em humanos.

O primeiro a receber a injeção de insulina foi um jovem de 14 anos que tinha diabetes melitus do tipo 1 há três anos.

Até essa época, quem tinha diabetes era tratado apenas com dietas extremamente restritivas, que contribuíam ainda mais para perda de peso.

Ainda no ano de 1922, a insulina purificada foi oferecida para a indústria farmacêutica que passou a vender o produto para a população.

A descoberta da insulina foi uma grande conquista para o tratamento e a sobrevida dos pacientes com diabetes melitus. A razão é simples: é que sem a insulina, a glicose não entra nas células onde é transformada em energia. E, ao acumular-se no sangue, acaba causando a doença.

Segundo historiadores, o termo diabetes provém do verbo grego diabeinen, que significa sifão, em referência à grande eliminação de urina pelos doentes.

A primeira referência à doença teria sido feita pelo grego Areteu da Capadócia no século II depois de Cristo. Contudo, há indícios de que ela já era conhecida vários séculos antes disso.

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.