Musculação ajuda a eliminar gordura do fígado e combate esteatose - Diabetes, Vida e Comunidade

Musculação ajuda a eliminar gordura do fígado e combate esteatose

14/08/2015 - Sites Uai


Não sobram dúvidas de que o treinamento de resistência é o caminho mais rápido para o desenvolvimento e a manutenção da força e da potência muscular. Diante dos benefícios inegavelmente visíveis no corpo dos praticantes, a atividade tem uma legião de adeptos. Mas mais do que um meio para se alcançar o corpo perfeito, a musculação, segundo um estudo israelense, também parece ser um santo remédio para o tratamento da esteatose, a gordura no fígado.

A doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) é, na verdade, uma constatação de que o fígado está sob um estresse metabólico, sobrecarregado com uma quantidade de gordura acima da capacidade dele: de 5% a 10% do seu volume. Afeta cerca de 30% das pessoas, sendo considerado o problema hepático mais comum do mundo ocidental. O excesso de peso e de gordura abdominal, o diabetes, o colesterol elevado e as altas taxas de triglicerídeos aumentam o risco de uma pessoa desenvolver problema.

Embora seja apenas um indício de que alterações no estilo de vida são urgentes, sem tratamento pode evoluir para a cirrose e a esteato-hepatite não alcoólica (EHNA), um quadro de inflamação que alcança de 15% a 20% dos pacientes com gordura no fígado. Enquanto a situação ainda não atinge esses extremos, os médicos recomendam alterações no estilo de vida, incluindo a redução de peso e a realização de atividades físicas. Em relação aos exercícios, porém, a sugestão quase nunca valoriza a musculação, privilegiando mais os aeróbicos.

Agora, é possível que resultados de um estudo israelense publicado recententemente no World Journal of Gastroenterology consigam promover algumas mudanças nessas recomendações: pesquisadores das universidades de Haifa e de Tel Aviv e do Centro Médico Sourasky descobriram que o treinamento de força, e não somente o aeróbico, é um excelente meio para reduzir a gordura no fígado. Shira Zelber-Sagi, principal pesquisadora do trabalho, diz que a estratégia pode ajudar principalmente indivíduos com limitações físicas ou baixa motivação para exercícios aeróbicos.

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.