Postos de saúde estão sem seringas e agulhas para o tratamento de diabetes - Diabetes, Vida e Comunidade

Postos de saúde estão sem seringas e agulhas para o tratamento de diabetes

15/09/2015 - G1 Globo


Pelo menos dois postos de saúde de Santa Bárbara d' Oeste (SP) estão sem agulhas e seringas descartáveis para o tratamento de diabetes. A reportagem da EPTV visitou as unidades nos bairros Jardim Vista Alegre e Mollon e constatou que os pacientes chegam a reutilizar os materiais por até quatro vezes para economizar os instrumentos e garantir o estoque. A Prefeitura informou que os produtos devem ser entregues nos próximos dias, mas não definiu nenhum prazo.

No Jardim Vista Alegre, uma atendente confirmou a falta de um dos itens. "Temos insulina, mas seringa não", disse. Já no Mollon uma funcionária da unidade de saúde informou que os produtos estão em falta há cerca de um mês e sem previsão para que o estoque seja reposto.

A aposentada Maria Cardoso faz tratamento com insulina há 20 anos e recebe 60 seringas por mês, que são fornecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, o estoque já está perto do fim e ela tem medo de não conseguir aplicar as doses duas vezes ao dia. "Cheguei a usar a mesma unidade quatro vezes, mas começou a doer. Agora, só reutilizo a seringa só uma vez", afirmou.

'Minha vida depende dela'

Apesar do uso da seringa por mais de uma vez não ser recomendado, a aposentada afirmou que não sente medo de reutilizar o instrumento. "Não posso ficar sem a insulina, minha vida depende dela", afirmou.

A mãe da paciente, Maria Alexandrina de Araújo, afirmou que tenta, há três meses, buscar seringas no posto de saúde do bairro Esmeralda, mas não consegue. Segundo ela, a orientação recebida pelos funcionários é a de que ela poderia utilizar o material mais de uma vez.

Geni Felício também precisa usar insulina duas vezes ao dia. uma seringa e uma agulha em casa, que já estão usadas e poderiam ser descartadas. A aposentada vive com um salário mínimo e não tem como arcar com as despesas dos materiais. "Eu fico triste porque vou ter que parar, não posso pagar, a não ser que eu fique devendo", explicou.

Riscos

O especialista Ivan Moreira Júnior alertou sobre os perigos da reutilização de agulhas e seringas. Ele explica que, se o instrumento não for esterelizado corretamente, ele pode causar riscos à saúde. "Pode provocar infecções, alterações na pele e, inclusive piorar o controle do diabetes", explicou.

Justificativas

A administração municipal afirmou que abriu uma licitação para a aquisição dos produtos, mas a empresa vencedora não cumpriu o contrato estabelecido. O Executivo disse ainda que firmou contrato a segunda colocada na concorrência de preços. "A entrega do material deve ocorrer nos próximos dias", diz o texto da nota.

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.