Brasil faz campanha para reduzir taxa de mortalidade prematura em 25% - Diabetes, Vida e Comunidade

Brasil faz campanha para reduzir taxa de mortalidade prematura em 25%

16/09/2015 - Globo Esporte


Presidente da Federação Mundial de Cardiologia (WHF), o cardiologista canadense e professor Salim Yusuf escolheu o Brasil para lançar a ambiciosa campanha 25 x 25, que tem o objetivo de diminuir a mortalidade cardiovascular prematura mundial em 25% até o ano de 2025.

A pretensão da WHF, da Sociedade Brasileira de Cardiologia, das Sociedades Norte Americanas (AHA e ACC) e Europeia é investir pesadamente em campanhas que ajudem a reduzir significativamente os fatores de risco cardiocirculatórios (tabagismo, diabete, hipertensão arterial, colesterol elevado e sedentarismo) possíveis de serem corrigidos com sucesso. Além de ajudar a controlar da forma mais eficaz possível os fatores de risco, a herança familiar e o estresse emocional.

**Esporte modifica a forma, o ritmo de batimentos e tamanho do seu coração**

As porcentagens a serem atingidas ficaram determinadas por análise estatística. Devemos diminuir o tabagismo em 15% na maioria dos países, reduzir o diabete em 20% e minimizar o sedentarismo em, no mínimo, 30% nos países em desenvolvimento.

O Brasil foi o país que mais conseguiu diminuir o consumo de cigarros. Em relação ao diabete, alimentação saudável, medicação e exercícios físicos formam o tripé necessário para atingir o resultado desejado.

Já o sedentarismo, um dos males mais importantes da vida moderna, é considerado fator de risco independente, o que significa que sozinho causa 28% das doenças cardiovasculares e suas complicações mais temidas: o infarto do miocárdio e o acidente vascular cerebral.

Se você ou algum amigo se enquadrar como portador de um ou mais desses fatores de risco, pode começar imediatamente a corrigi-los.

Procure um médico para a avaliação clínica especializada inicial e mãos à obra, espantando as doenças pela correção dos fatores de risco.

O Congresso Brasileiro de Cardiologia, que ocorrerá de 18 a 21 de setembro em Curitiba, fará a divulgação da campanha da WHF, trazendo detalhes científicos.

*As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.