Governo leva ações de saúde ao Ponto de Cem Réis no Dia Mundial do Diabetes - Diabetes, Vida e Comunidade

Governo leva ações de saúde ao Ponto de Cem Réis no Dia Mundial do Diabetes

12/11/2015 - PB agora


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), elaborou uma programação especial para esta sexta-feira (13), Dia Mundial do Diabetes. As atividades vão acontecer das 8h30 às 12h, no Ponto de Cem Réis, no Centro de João Pessoa. As ações de saúde acontecem em parceria com os hospitais Clementino Fraga e Edson Ramalho (que integram a rede de saúde do Estado), a Faculdade Maurício de Nassau e a Sociedade Brasileira de Cardiologia – seccional Paraíba.

Entre os serviços disponibilizados gratuitamente para a população haverá avaliação dos ‘pés do diabético’, orientações sobre os cuidados com os pés e a saúde bucal, teste de glicemia capilar, verificação de pressão arterial, avaliação antropométrica, orientação nutricional e sobre o tabagismo, apoio psicológico ao tabagista, além do teste Fargerstrom, que visa analisar o grau de dependência de nicotina do organismo.

“Nosso objetivo é alertar a população para a prevenção, o controle e o tratamento da diabetes. É de extrema importância orientarmos sobre os cuidados que cada indivíduo deve ter com sua alimentação, além da inserção da prática de atividades físicas no dia a dia e a atitude de parar de fumar”, afirmou a coordenadora do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis, Gerlane Carvalho de Oliveira.

Com relação aos diabéticos já diagnosticados, também haverá orientação sobre o controle e o tratamento adequado e contínuo. “Além da alimentação saudável e dos exercícios físicos, o diabético precisa de um cuidado especial com os pés, evitando ferimentos e fazendo uma investigação diária neles – impedindo que apareçam necroses que podem levar a futuras amputações. A saúde bucal também merece atenção especial, pois a higienização dos dentes deve ser feita com cautela para que não haja coagulação e sangramentos”, alertou Gerlane.

Na Paraíba, a Secretaria de Estado da Saúde desenvolve uma série de ações e políticas públicas de prevenção e combate à doença com a disponibilização de exames e orientações médicas. Durante todo o ano, são organizadas palestras, seminários, qualificações profissionais e ações de saúde enfatizando a importância de investigar e tratar não só a diabetes, mas também a hipertensão e o tabagismo que são fatores de risco.

Dados – De acordo com a estimativa do Ministério da Saúde, baseado no Pacto pela Vida, cerca de 5,3% da população do Estado é diabética, uma média de 210.526 pessoas. No município de João Pessoa, a estimativa é que cerca de 4,7% da população, ou seja, 37.197 pessoenses têm diabetes.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que a doença foi responsável por 1.807 mortes em 2013 e 1.786 em 2014, enquanto neste ano já foram registrados 1.190 óbitos. Os pacientes diabéticos podem ser atendidos e acompanhados nas Unidades de Saúde do Município e, em caso de intercorrências, em qualquer hospital público ou privado.

A doença – O diabetes é uma síndrome metabólica caracterizada pelo excesso de glicose no sangue. O problema é causado pela redução ou falta de insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas. A enfermidade pode ocasionar diversas complicações, entre as quais cegueira, derrame cerebral, impotência sexual, infecções e insuficiência renal. A diabetes mellitus está entre as cinco doenças que mais matam.

O diagnóstico precoce, seguido do controle do nível de açúcar no sangue, contribui para a prevenção desses males. Hereditariedade, obesidade, infecções graves, gravidez, cirurgias, estresse, envelhecimento e sedentarismo são alguns dos fatores que concorrem para o aparecimento do diabetes. A enfermidade apresenta alguns sintomas: sede exagerada, perda de peso, muita fome, desânimo, fadiga, tremores, visão embaraçada e cicatrização difícil, entre outros.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, pelo menos 245 milhões de pessoas têm diabetes e um alto percentual vive em países em desenvolvimento. Em 30 anos, este número deve chegar a 380 milhões. No Brasil, cerca de 10 milhões de pessoas são portadoras da doença e 500 novos casos surgem a cada dia.

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.