Café diminui o risco de doenças cardíacas e diabetes - Diabetes, Vida e Comunidade

Café diminui o risco de doenças cardíacas e diabetes

19/11/2015 - GP1


Na última segunda (16) uma pesquisa norte-americana revelou que pessoas que bebem entre três e cinco xícaras de café ao dia tem menor propensão a morrer prematuramente de doenças cardíacas, suicídio, diabetes ou mal de Parkinson.

Segundo pesquisadores da Chan School de Saúde Pública da Universidade de Harvard, tanto o café comum quanto o descafeinado aparecem como benefícios.

O estudo foi publicado na revista de saúde “Circulation” e comparou pessoas que não bebem café, ou beberam menos de duas xícaras por dia, com as que relataram consumir de três até cinco xícaras diárias.

A relação entre o café e a probabilidade reduzida de certas doenças não foi provada, mas uma aparente ligação com a pesquisa anterior foi descoberta, mas o estudo ainda será aprofundado.

"Componentes bioativos presentes no café reduzem a resistência à insulina e a inflamação sistemática", disse Ming Ding, autora do estudo e doutoranda do departamento de Nutrição.

"Isso poderia explicar alguns dos nossos resultados. No entanto, mais estudos são necessários para investigar os mecanismos biológicos que produzem esses efeitos".

Câncer

Apesar de pesquisas anteriores apontarem uma ligação entre o consumo de café com menor risco de câncer, neste estudo, nenhum efeito protetor foi encontrado.

"Em toda a população do estudo, o consumo moderado de café foi associado à redução do risco de morte por doença cardiovascular, diabetes, doenças neurológicas como a doença de Parkinson, e o suicídio", afirma o estudo.

A pesquisa aponta o tabagismo, índice de massa corporal, atividade física, consumo de álcool e dieta como potenciais fatores de confusão.

O professor de nutrição e epidemiologia de Harvard, Frank Hu afirmou que o “consumo regular de café pode ser incluído como parte de uma dieta saudável e balanceada”.

Mas o fato de que a pesquisa baseou-se em pesquisas que usam comportamento auto-relatado pode levantar questões sobre sua confiabilidade.

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.