Dieta paleolítica pode reduzir problemas cardiovasculares - Diabetes, Vida e Comunidade

Dieta paleolítica pode reduzir problemas cardiovasculares

23/11/2015 - Tribuna da Bahia


Controversa, a dieta com baixo índice de carboidratos e baseada em carnes, gorduras, verduras, legumes e água – ou tudo o que se comia no período paleolítico – foi a protagonista de um estudo da Cardiovascular Associates em Virginia Beach, nos Estados Unidos, que buscou entender se esse tipo de alimentação poderia trazer algum benefício para a saúde cardiovascular.

O estudo, que foi apresentado no congresso da Associação Americana de Cardiologia (AHA) em novembro, nos Estados Unidos, mostrou que os adultos entre 35 e 85 anos, não diabéticos, mas com um ou mais riscos cardiovasculares se beneficiaram da dieta.

O estudo acompanhou 79 obesos (79% eram mulheres) durante 60 dias. Exames para avaliar a saúde como um todo foram feitos antes de começar a dieta, como medir o peso, a pressão arterial, a resposta à glicose, hemoglobina glicada (exame que detecta as variações do nível de açúcar no sangue e indica se há diabetes) e exames de colesterol.

Cada participante teve de manter um diário alimentar e se reunir semanalmente com a equipe multidisciplinar que os acompanhavam.

Os exames foram repetidos depois de 60 dias do estudo e avaliados pelos cientistas.

E os resultados foram promissores: a média de perda de peso foi de cinco quilos, e os níveis de colesterol ruim tiveram uma queda muito boa. Além disso, a pressão arterial baixou, bem como o risco de desenvolver diabetes diminuiu.

Entenda como é feita a dieta paleolítica

A nutricionista da Nutrenza Assessoria Nutricional Karla Vilaça explica que essa é uma dieta que procura resgatar a alimentação dos seres humanos na época paleolítica. “Ela se baseia no consumo liberado de fontes proteicas de origem animal, frutas e vegetais. Açúcares são excluídos das dietas, assim como óleos em geral, de soja, canola, girassol”, explica ela.

Segundo a nutricionista, os carboidratos permitidos são somente aqueles presentes nos vegetais, ou seja, não é permitido comer arroz, trigo, centeio e derivados. As oleaginosas, como nozes e castanhas, são bem-vindas.

“Leites e derivados também são excluídos da dieta, assim como as leguminosas, como o feijão, a ervilha e a lentilha”, diz.

O azeite é um dos óleos saudáveis e permitidos, já os alimentos industrializados, de qualquer tipo, são abolidos.

Segundo Karla, quando a dieta é seguida de forma correta, ela é muito válida, mas que o consumo liberado de fontes proteicas de origem animal (carnes em geral) deve ser visto com cautela, já que o excesso de proteínas pode causar uma sobrecarga renal.

“Além disso, dependendo do tipo e corte da carne, ela contém uma grande quantidade de gordura saturada, que pode levar a doenças cardiovasculares”, alerta.

A nutricionista ainda alerta para o consumo de cálcio. “ele pode sim ser adquirido através de fontes vegetais, porém nem sempre é muito fácil atingir a recomendação diária, uma vez que os leites e derivados também não fazem parte da dieta. Tudo feito com moderação pode trazer bons resultados”, aconselha.

O que pode na dieta paleolítica:

- Todos os tipos de carnes

- Nozes, castanhas, pistache e oleaginosas em geral

- Gorduras, como o azeite de oliva

- Frutas

- Verduras

- Legumes

- Água

O que não pode:

- Leites e derivados

- Leguminosas, como feijão, ervilha e a lentilha

- Óleos como o de soja, de canola e de girassol

- Açúcares de qualquer tipo

- Alimentos industrializados

- Grãos ou alimentos com trigo, centeio, arroz ou derivados

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.