“Dar insulina dói muito?” Jovens diabéticos vão às escolas explicar tudo - Diabetes, Vida e Comunidade

“Dar insulina dói muito?” Jovens diabéticos vão às escolas explicar tudo

24/11/2015 - RR SAPO


“AJDP nas escolas” é o nome do projecto que a Associação de Jovens Diabéticos de Portugal realiza desde 2009. “As perguntas mais habituais entre os mais jovens são se picar o dedo e dar insulina dói muito”, revela o presidente da AJDP.

“Também fazem algumas perguntas relativamente à alimentação: se podemos ou não comer bolos”, adianta Carlos Neves. Já quando os receptores são professores e auxiliares de educação, as questões “passam para um teor mais prático”.

“Como tratar de hipoglicémias? O que fazer se um jovem com diabetes se sentir mal? Como aplicar um tratamento de urgência quando há uma hipoglicémia grave?”, aponta.

Evitar que os alunos com diabetes sejam discriminados e travar o crescimento da doença entre os mais jovens são os principais objectivos do projecto da associação.

“Queremos ajudar a prevenir a diabetes tipo 2, incentivando a prática desportiva regular e uma alimentação saudável. A diabetes tipo 2 tem vindo a aumentar muito entre as camadas mais jovens e a prevenção faz-se o mais cedo possível”, defende Carlos Neves.

Depois de duas sessões de esclarecimento em Novembro, a Associação de Jovens Diabéticos de Portugal pretende regressar às escolas em Janeiro.

O que é a diabetes?

A diabetes do tipo 1 é uma doença crónica que se desenvolve quando o pâncreas pára de produzir a insulina de que o corpo necessita, fazendo com que os níveis de açúcar no sangue subam.

A diabetes tipo 2 é mais predominante e é caracterizada pela resistência à insulina. É provocada essencialmente por maus hábitos alimentares e sedentários.

Estima-se que 13,1% da população portuguesa tenha diabetes, embora quase metade dos casos não esteja diagnosticada.

O projecto “AJDP nas Escolas” foi distinguido com o prémio Voluntariado, atribuído pela da Capital Europeia do Voluntariado, que este ano foi a cidade de Lisboa.

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.