5 informações que você precisa saber sobre diabetes - Diabetes, Vida e Comunidade

5 informações que você precisa saber sobre diabetes

09/12/2015 - Agora MS


Podendo aparecer em qualquer fase da vida, desde a infância até a velhice, o diabetes é uma síndrome metabólica que, na maioria dos casos, tem tratamento e pode ser controlada; quanto mais cedo for diagnosticada, mais rápido o tratamento será iniciado e, desta forma, pode-se evitar possíveis complicações futuras.

Como é de origem múltipla, a doença é classificada em dois tipos mais conhecidos. O diabetes do tipo 1 é detectado quando o sistema imunológico do corpo passa a atacar por equívoco as células produtoras de insulina (células beta). Por esse motivo, o nível de insulina produzido pelo organismo é muito baixo ou igual a zero, fazendo com que o nível de glicose aumente. Esse tipo pode ser diagnosticado em adultos, mas é muito mais comum aparecer na infância ou na adolescência. No diabetes do tipo 2, o pâncreas produz insulina normalmente, porém o organismo não consegue utilizá-la, e as células musculares e adiposas ficam incapacitadas de absorvê-la.

1. Tratamento

O ideal é que o nível de glicose no sangue fique entre 70 e 100 mg/dL e, para isso, o tratamento do diabetes deve ser feito por meio de medicamentos prescritos pelo médico, como a insulina (para os dois tipos de diabetes, dependendo de cada caso) ou um medicação oral, que ajuda a melhorar o controle glicêmico, juntamente com hábitos saudáveis.

2. Alimentação e atividades

Uma vida saudável é de extrema importância, principalmente para aqueles que foram diagnosticados com diabetes, não importando qual o tipo, a partir da combinação de atividades físicas e dieta balanceada. Exercícios físicos praticados com frequência e sob orientação médica ajudam a manter os níveis de açúcar no sangue controlados e a evitar o ganho de peso. Quanto à alimentação, deve-se ficar atento com a quantidade de carboidratos e açúcares ingeridos.

3. Hereditariedade

O diabetes não é um tipo de doença contagiosa. Mas, no caso do diabetes do tipo 2, existe uma propensão genética de transmissão da doença, ou seja, ela pode ser passada de geração em geração na mesma família. No diabetes do tipo 1, essa característica é pouco frequente.

4. Em viagens

Ao fazer uma viagem, quem tem diabetes precisa tomar certos cuidados para evitar problemas de saúde durante este período de descanso. Antes de sair, é necessário realizar o teste de glicemia e verificar o nível de glicose. Outra recomendação é carregar os medicamentos e alguns lanches e água durante a viagem, sem esquecer de parar para andar e esticar as pernas a cada três ou quatro horas. No caso de viagens para o exterior, a pessoa deve levar um relatório médico (versão em inglês e português), informando que possui diabetes, acompanhado do CID e de uma lista com medicamentos ingeridos regularmente ou que deverão ser tomados em caso de emergência. A receita dos remédios é essencial em uma viagem.

5. Durante infância e adolescência

Como o diabetes tem sido cada vez mais comum em crianças e adolescentes, os pais devem prestar atenção em sintomas como perda de peso e excesso de sede e vontade de urinar. Por isso, é aconselhável consultar um endocrinologista pediátrico. Crianças com diabetes devem fazer consultas frequentes com o médico para saber quais são os devidos cuidados que deve tomar e sobre os ajustes que serão feitos ao longo do tratamento. Assim como acontece com os adultos, nem sempre crianças e adolescentes são medicados com insulina para o controle da glicose no sangue.

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.