Entenda o que é diabetes e saiba como conviver com a doença - Diabetes, Vida e Comunidade

Entenda o que é diabetes e saiba como conviver com a doença

21/12/2015 - Segs


O diabetes é uma doença caracterizada pelo aumento de glicose no sangue - conhecido como hiperglicemia - e pela deficiência na produção do hormônio insulina. A doença afeta o metabolismo e pode aparecer em qualquer fase da vida. Em casos de gestantes que adquirem o diabetes durante a gravidez, o bebê já pode nascer com a doença, uma vez que ela costuma ser genética. Há dois tipos de diabetes mais conhecidos: o tipo 1 e o tipo 2.

O diabetes tipo 1 está relacionado à destruição autoimune das células que produzem insulina, cujo diagnóstico costuma aparecer durante a infância ou a adolescência. Já no diabetes tipo 2, ocorre produção de insulina pelo pâncreas, porém as células adiposas e musculares não conseguem absorvê-la. Esse tipo de diabetes costuma ser mais frequente em pacientes acima dos 40 anos que estão acima do peso e não possuem hábitos saudáveis.

É possível prevenir apenas o diabetes tipo 2; o paciente deve levar uma vida sem sedentarismo, exercitar-se constantemente, manter uma alimentação saudável, ter boas noites de sono, controlar o peso e evitar momentos de estresse e a ingestão de bebidas alcoólicas.

Como saber se você tem diabetes

Raras vezes a doença pode vir de forma assintomática. Contudo, os principais sintomas que costumam aparecer em pacientes diabéticos são: muita sede, vontade frequente de urinar, perda de peso, fome intensa, formigamento nas mãos e nos pés, visão turva e infecções vaginais. Depois de um tempo, se não for tratada, também é possível aparecer algumas feridas nos pés. Além disso, o diabético normalmente tem menos sensibilidade de contato, o que, muitas vezes, pode resultar em frieiras. Por isso, uma dica é sempre enxugar muito bem todos os dedos dos pés.

A principal maneira para confirmar a presença da doença é realizando o teste de glicemia ou exame de curva glicêmica. O ideal de glicose que uma pessoa deve ter em seu organismo fica entre 70 e 100 mg/dL. Caso o resultado fique acima de 100 mg/dL em jejum ou 140 mg/dL duas horas após a refeição, é considerado hiperglicemia; se estiver abaixo dos 70 mg/dL, é caracterizado como hipoglicemia.

Como controlar o diabetes

Entre as principais formas de controle do diabetes, estão a ingestão de insulina e de medicamentos específicos. Porém, é importante visitar um nutricionista para aprender a alimentar-se corretamente ao descobrir o diabetes. Com isso, é recomendado e benéfico fazer uma contagem de carboidratos antes de qualquer refeição - que deve ser composta por aproximadamente 50% de carboidratos, 15% de proteínas e 30% de gorduras -, cortar gorduras saturadas, frituras, embutidos e alimentos refogadas com excesso de óleo. A prática de exercícios físicos também está na lista dos tratamentos contra o diabetes.

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.