Pacientes de Uberlândia sofrem com a falta de insumos para diabetes - Diabetes, Vida e Comunidade

Pacientes de Uberlândia sofrem com a falta de insumos para diabetes

20/02/2016 - G1 Globo


Os pacientes que têm diabetes e recebem tratamento pela rede municipal de saúde enfrentam, mais uma vez, o problema da ausência de materiais para controlar a doença em Uberlândia. As fitas usadas para medição da glicemia estão em falta na rede e a qualidade das seringas caiu, de acordo com a designer de acessórios Saionara Assunção Porto.

Ela disse que frequentemente vai até o posto de saúde municipal buscar fitas de exame de glicose para o filho e acaba recebendo a resposta de que o material está em falta. Ela conta que tem que comprar as fitas no mercado, o que sai caro. E como o filho usa cinco por dia, em uma semana o material acaba. “Eles falam que têm o material, que a situação está regularizada, mas na hora de buscar no próximo mês não tem", contou.

As seringas usadas na aplicação da insulina são fornecidas pelo Estado. O filho de Saionara, João Antônio Porto, que aplica a insulina seis vezes por dia, reclama de uma diferença entre as seringas. “Uma chega a machucar por ser grande e áspera, chega parecer uma lixa”, contou.

Sobre o assunto, a Secretaria Municipal de Saúde informou que o fornecimento das tiras reagentes para o tratamento da diabetes é de responsabilidade do Estado, e que o Município apenas realiza o repasse.

Mas que para solucionar o desabastecimento neste momento, a pasta está finalizando uma compra emergencial de um lote de tiras. Quanto à qualidade das seringas, a Secretaria Municipal explicou que vai analisar a situação, pois tomou conhecimento agora, a partir da reportagem.

De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Saúde, providências estão sendo tomadas para abertura de uma licitação de compra. Foi informado, ainda, que até a segunda quinzena de março a situação estará regularizada.

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.