Secretaria de Saúde de Santo André deixa diabéticos sem insulina - Diabetes, Vida e Comunidade

Secretaria de Saúde de Santo André deixa diabéticos sem insulina

12/07/2016 - Diário do Grande ABC


Pelo menos 150 pacientes diagnosticados com diabetes e que dependem de insulina do tipo glargina no dia a dia estão sendo prejudicados pela falta do medicamento na rede de Saúde de Santo André. Conforme o relato dos munícipes, o item, considerado de alto custo, não é encontrado na farmácia localizada no Departamento de Assistência à Saúde (Rua Primeiro de Maio, 127) há pelo menos três meses.

Um dos prejudicados é o aposentado Francisco José Moreira, 66 anos, morador do bairro Santa Maria, usuário do SUS (Sistema Único de Saúde) há dez anos. “Me entregam agulha, mas não tem insulina há uns 90 dias. A atendente me orientou até a entrar na Justiça para conseguir o medicamento, mas não tenho condições de contratar um advogado”, lamenta o munícipe, que está sendo obrigado a arcar com o custo do remédio – R$ 110 por frasco que dura, em média, dez dias. “No meu caso, até que dura bastante, mas porque controlo bem a glicemia. Agora, imagina o gasto das pessoas que precisam usar mais”, ressalta.

A equipe do Diário entrou em contato com o serviço de assistência farmacêutica do município e foi informada que, por enquanto, não há previsão para a solução do problema. A expectativa, segundo a atendente, é que a Secretaria de Saúde dê posicionamento ainda neste mês sobre o tema. “A gente está acostumado com a falta de um ou outro remédio, mas coisas pontuais. Dessa vez, estamos há muito tempo esperando. Só pode ser falta de pagamento para a empresa fornecedora”, reclama Moreira.

A insulina do tipo glargina é indicada para o tratamento de diabetes mellitus tipo 2 em adultos e também é indicada para o tratamento de diabetes mellitus tipo 1 em adultos e em crianças com 2 anos ou mais que necessitam de insulina basal (longa duração) para o controle da hiperglicemia. O medicamento é fornecido pelo SUS desde 2014, após determinação de ação movida pelo MPF (Ministério Público Federal) no Espírito Santo.

Procurada, a Prefeitura de Santo André informou que está em negociação com os fornecedores do medicamento e aguarda a entrega, mas não forneceu prazos.

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Dê sua opinião sobre este conteúdo

Nuvem de tags deste conteúdo

Comentários sobre este conteúdo

Seja o primeiro a comentar este conteúdo!

Cadastre seu comentário!


Surgyplast


Noticias
  • Pesquisa
  • Associe-se
  • Fórum

Acompanhe nosso arquivo de conteúdo:

» « Novembro - 2017
D S T Q Q S S
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

© Copyright 1997-2017 - e.Mix

As informações apresentadas a você pelo DiabeteNet contém informações gerais.
Nenhuma informação deve ser interpretada como tratamento, diagnósticos, conselhos médicos e não deve substituir a orientação do seu Médico.