Dicas

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Como evitar o mau hálito?

25/02/2004 - Terra Saúde

O que causa?
O mau hálito, conhecido também como halitose, tem diversas causas. Existem causas locais (má escovação, feridas cirúrgicas, periodontite) e causas sistêmicas (diabetes, prisão de ventre) que podem causar halitose. Porém, mais de 90% dos casos são causados por bactérias presentes na boca, principalmente no dorso da língua, que produzem compostos voláteis (que se evaporam) a base de enxofre - cujos cheiros são horríveis.

Sintomas
A halitose ao acordar é perfeitamente normal. Porém, se após escovar os dentes e tomar o café da manhã o mau cheiro persistir, observe a sua língua. Repare se na parte de cima há a presença de uma massa esbranquiçada. Ela é chamada de saburra. A saburra nada mais é do que uma massa de bactérias que produzem o mau cheiro, devendo ser removida. Ela é facilmente removida com escovação ou dispositivos adequados.

Como evitar?
No caso das causas sistêmicas, o tratamento médico deverá resolver o problema. Nas causas locais, o tratamento dentário levará a uma melhora do quadro. Contudo, a limpeza da língua com escova dental ou dispositivos adeqüados é sempre indicada com melhoras quase certas do odor.

ATENÇÃO: As informações presentes no texto jornalístico acima são informações gerais sobre o assunto e não o esgotam, sendo descritas em literatura médica. Desta forma, não devem ser utilizadas para qualquer tipo de diagnóstico ou automedicação. Em caso de qualquer dúvida ou suspeita de sintomas, PROCURE UM MÉDICO IMEDIATAMENTE. Se tiver comentários sobre o texto, fale conosco.