O Diabetes

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Tipos de Diabetes

31/05/2002 - DiabeteNet.Com.Br

Tipos de Diabetes

O Diabetes é classificado em dois tipos mais freqüentes:

Diabetes Tipo 1: Surge mais freqüentemente em crianças e adultos jovens. Ocorre a destruição das células Beta, geralmente ocasionando deficiência absoluta de insulina, necessitando fazer uso de insulina diariamente. É de natureza auto-imune.

Diabetes tipo 2: é a forma clássica com graus variados de resistência a ação da insulina e uma deficiência relativa de insulina, geralmente está associado a obesidade. A prevalência maior era entre os mais velhos mas com o aumento de crianças obesas tem-se observado uma incidência maior em faixas etárias mais baixas. O tratamento inicial inclui dieta e quando necessário medicação oral.

A Diabetes Gestacional surge em mulheres grávida que não eram diabéticas, ocorre alteração da tolerância a glicose em graus diversos diagnosticado durante a gestação. Geralmente, desaparece quando esta termina. Podem futuramente desenvolver o Diabetes tipo 2.

Outros tipos específicos inclui as várias formas de diabetes do jovem MODY ( Maturity-Onset Diabetes of the Young ).
São situações raras de ocorrer e são causadas por:

Defeitos genéticos funcionais das células Beta e na ação da insulina;
Doenças do Pâncreas;
Endocrinopatias;
Induzidos por fármacos e agentes químicos;
Infecções;
Formas incomuns de diabetes imuno-mediado;
Outras síndromes genéticas associadas ao diabetes.

VALORES REFERÊNCIA DE GLICEMIA

O Valor de Glicemia normal de 70 a 110mg/dl em jejum oral de 8 horas.

Os Valores intermediários entre 110-126 mg/dl devem ser melhor investigados com outros testes para afastar o diagnóstico de diabetes.

É aceitável a glicemia pós-prandial (após refeição ) de 140mg/dl.

Pacientes acima de 45 anos com história de obesidade e alteração de colesterol e parentes com diabetes devem realizar o teste de glicemia de jejum pelo menos entre 1 a 3 anos.