Artigos

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Homens não cuidam da saúde como deveriam

17/08/2011 - Portal Nacional de Seguros

Doenças que apresentam caráter genético devem ser diagnosticadas e tratadas rapidamente. Preconceitos podem ser fatais
Ao longo do tempo, o homem vem se mostrando cada vez mais a vontade para cuidar da saúde e da vaidade. Hoje, o “sexo forte” compõe 30% dos clientes que procuram clinica de estética. Mas não contramão dessa nova realidade, há quem não consiga nem ouvir falar de médico. Prova disso são os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mesmo que a expectativa de vida dos homens tenha aumentado de 63,20 para 68,92 anos, desde 1991 para 2007, ainda se mantém 7,6 anos abaixo da média das mulheres. 
 
De acordo com a farmacêutica Rosangela Greghi Santos, que é responsável pelos medicamentos manipulados da Ao Phamarceutico, empresa que está há 27 anos na Baixada Santista destaca que, o hábito de se realizar “check-ups” preventivos não é comum dos homens, o que facilita a evolução de doenças que poderiam ser evitadas como as do Coração – mais comuns e importantes, pois, em 50% dos casos, não dão sinais e já surgem com infarto do miocárdio, por exemplo. AVC (Acidentes Vasculares Cerebrais) – as doenças cérebro-vasculares muitas vezes, fatais. Esses dois grupos de doenças dependem muito de prevenção da aterosclerose (gordura das artérias), da pressão alta, obesidade e diabetes.
 
Rosangela lembra também que o Câncer de próstata, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), já é a 2° causa de morte pela doença na população masculina, superado só pelo de intestino grosso. “O câncer de próstata, assim como outras doenças, não dá sintomas em seus estágios iniciais, quando podem ser curados e controlados.
 
A especialista lembra que toda a população masculina deve fazer check-up anual a partir dos 45 anos. Já indivíduos que apresentem sintomas devem ir logo a um urologista. Quem tem casos de câncer de próstata na família, finalmente, deve consultar um médico e fazer check-up anual a partir dos 40 anos. Quanto mais cedo for diagnosticado e tratado, maiores as chances de cura e menores os riscos de seqüelas ou do próprio óbito. 
 
E para ajudar os homens nessa missão, o ao Pharmacêutico vai realizar duas blitz de saúde com teste de glicemia, pressão arterial e índice de massa corpórea. “As ações acontecerão no dia 19, das 8h30 às 17h30 na unidade da avenida Emilio Carlos, 192, Guarujá. Já no dia 23, das 8h30 às 17h30 a blitz será na unidade da avenida presidente Wilson, 1272, São Vicente. Vale lembrar que a  obesidade e a diabetes já são muito prevalentes e têm piorado o prognóstico dos indivíduos com doenças do coração.
 
Sobre o Ao Pharmacêutico 
 
Há 27 anos no Mercado, a Ao Pharmacêutico é a única do segmento em toda a Baixada Santista a possuir o selo ISO 9000, o que confere ao consumidor confiança de receber produtos com qualidade. A farmácia atua como um “Centro de Serviço à Saúde”, que oferece uma vasta gama de informações atuando de forma sinérgica e complementar ao profissional médico. A Ao Pharmacêutico oferece uma série de programas para diabéticos, idosos e também para o público feminino. Há também aulas de culinária, workshop com dicas de beleza e palestras informativas.