Noticias

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

UFSCar oferece avaliação física e exame de sangue para homens diabéticos entre 18 e 60 anos

24/09/2014 - Jornal Dia a Dia

Pesquisadores do Programa de Pós–Graduação em Fisioterapia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) convidam voluntários para avaliação de força muscular e exames sanguíneos para avaliar o nível de açúcar no sangue, além de diagnóstico de neuropatia diabética, que são lesões nos nervos causadas pela hiperglicemia. Podem participar homens com diabetes do tipo 2 e idades entre 18 e 60 anos, de São Carlos e região. Os estudos são realizados pelo mestrando do PPGFt Jean de Paula Ferreira, orientado pela docente Tania de Fá
tima Salvini, do Departamento de Fisioterapia (DFisio.)
 

A diabetes mellitus atingeíndices epidêmicos em todo mundo e, atualmente, o Brasiléo sexto país com maior nú
mero de diabéticos. Cerca de 90% dos casos de diabetes correspondem ao tipo 2, que desenvolve–se na vida adulta e está fortemente relacionado com a obesidade visceral e o sedentarismo. Em São Carlos, aproximadamente 13% da população é diabética. Ferreira explica que, além da elevação do nível de açúcar no sangue, o diabético do tipo 2 pode desenvolver alterações físicas importantes, como perda da força muscular e equilíbrio. "Essas alterações físicas interferem diretamente na qualidade de vida desses indivíduos. Contudo, ainda faltam informações detalhadas na literatura sobre a força muscular do diabético tipo 2", aponta o pesquisador.

Os estudos realizados por Ferreira avaliam a força muscular de homens diabéticos do tipo 2, sob as diferentes contrações musculares. Após os exames, os pacientes que não possuírem restrições para a prática de exercício físico serão encaminhados a um grupo de atividade física orientada e gratuita. "Estudos recentes mostram que a atividade física é
um dos melhores tratamentos para o controle glicêmico do Diabético do tipo 2", afirma o mestrando.

Todas as avaliações serão feitas no DFisio, localizado na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. Interessados em participar da pesquisa podem entrar em contato pelo telefone (16) 33518345 ou pelo e-mail ferreirajpfisio@hotmail.com.