Noticias

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Comer peixe ou carne antes do arroz pode ajudar a controlar e previnir diabetes, diz estudo japonês

29/12/2015 - Jiji Press

OSAKA (IPC Digital) – Comer peixe ou carne antes do arroz pode a ajudar a reduzir os picos de açúcar no sangue, de acordo com um estudo realizado no Japão.

“A terapia dietética com foco na sequência da ingestão de alimentos pode ajudar na prevenção e tratamento do diabetes”, disse Daisuke Yabe, vice-diretor-geral do Instituto de Pesquisa Médica da Kansai Denryoku.

Em um estudo envolvendo 10 pessoas saudáveis e 12 pacientes com diabetes do tipo 2, os pesquisadores monitoraram as mudanças nos níveis de açúcar no sangue durante as quatro primeiras horas após as refeições onde o arroz foi consumido primeiro e por último.

Quando o arroz era consumido 15 minutos após uma carne grelhada, os níveis de açúcar no sangue ficaram até 40% mais baixo em comparação com quando o arroz era consumido antes. No caso do consumo de peixe grelhado antes do arroz, a diferença foi de 30%, de acordo com o estudo.

O estudo mostrou que comer peixe e carne antes do arroz promove a secreção de um hormônio gastrointestinal, o que atrasa a motilidade do estômago e, assim, o aumento do açúcar no sangue.

Esta terapia dietética pode se tornar ainda mais eficaz se os vegetais forem consumidos antes das proteínas, de acordo com o estudo.

Fonte: Jiji Press