Noticias

A Comunidade DiabeteNet.Com.Br tem como finalidade informar e interagir com os seus usuários. Antes de qualquer decisão ou atitude, é indispensavel a discussão sobre os pontos aqui abordados juntamente com médicos de sua confiança.

Japoneses desenvolvem sensor que detecta câncer através da respiração

10/01/2016 - ipcdigital

TÓQUIO (IPC Digital) – Um pequeno sensor de alta precisão que pode detectar a possibilidade de alguém ter câncer, diabetes e outras doenças, foi desenvolvido no Japão em um projeto que envolveu o governo, empresas do setor privado e um universidade.

De acordo com o jornal Yomiuri, o sensor poderá chegar ao mercado em até 6 anos.

No futuro, qualquer pessoa poderá fazer um exame preciso conectando o pequeno sensor a um computador ou smartphone. Os pesquisadores também estão confiantes de que as crescentes despesas médicas do Japão poderão diminuir com a detecção precoce de doenças como o câncer e diabetes.

O Instituto Nacional de Ciências, com sede em Ibaraki, desempenhou o papel principal no desenvolvimento do sensor, que é capaz de detectar com alta precisão substâncias exaladas por uma pessoa. Segundo o instituto, é altamente provável que, quando chegar ao mercado, o sensor será capaz de identificar vários tipos de câncer.

Para colocar essa tecnologia em uso prático, o instituto vem trabalhando com as empresas Kyocera, NEC e Sumitomo, além de contar com o apoio da Universidade de Osaka e de uma empresa da Suíça.

Odores particulares são encontrados na respiração de pessoas que sofrem de diabetes, doenças renais, hepáticas e asma.

O câncer é a principal causa de morte entre os japoneses, com cerca de 400 mil mortes a cada ano.